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Perguntas e respostas frequentes

Perguntas e respostas frequentes

nossa base de conhecimento
veja aqui as perguntas e respostas mais frequentes antes de abrir um chamado técnico


• Quanto tempo leva a instalação do serviço ZenneT?
O prazo para instalação é de no máximo 05 (cinco) dias uteis a partir da assinatura do Termo de Adesão. O tempo de instalação varia de acordo com a dificuldade da instalação, mas geralmente leva de 1 a 3 horas.

• O que é o Kit Wireless?
É o conjunto de equipamentos necessários para conexão de internet via rádio..

• A Internet via radio funciona quando está chovendo?

Embora este seja um grande mito, a chuva não interfere no sinal da internet a menos que o fornecimento da energia seja interrompido num ponto de acesso (torre) ou na casa/empresa do cliente. O fato em si, não significa queda na qualidade da conexão e o cliente não percebe perda de desempenho.

• O Wi-Fi é seguro?

Da mesma maneira que numa rede normal com fios, os dados que trafegam pela rede Wi-Fi não possuem criptografia. Porém quando é acessado um site seguro através de SSL (Secure Socket Layer) os dados possuem criptografia e o risco de outro equipamento capturar dados é praticamente inexistente.

• A conexão via rádio fica caindo?

Não. A conexão fica disponível 24h sem interrupção. Quedas de conexão poderão acontecer se alguma coisa estiver errada com o computador, na configuração do dispositivo wireless ou no radio enlace.

• A internet via rádio permite o uso de Voz sobre IP (VoIP)? Qual a velocidade mínima da conexão Internet que eu necessito para usar VoIP?
Sim. Os servidores de VoIP permitem que as chamadas sejam feitas uniformes através de um mínimo de 30 Kbps (em velocidades de upload e download), para que cumpram o trafego dos pacotes digitais que carregam o tráfego da voz em cada sentido. Em geral recomenda-se um mínimo de 100 Kbps (em velocidades de upload e de download), quando não se usa a compressão em pacotes de transmissão da voz.

• Com o tempo, vai aumentar o valor da mensalidade?
A tendência de tudo em tecnologia é de baixar os preços com o tempo. O mínimo que vai acontecer é manter o preço e melhorar a qualidade ou velocidade da conexão.

• Eu uso um outro provedor de internet via rádio, os equipamentos instalados servem para eu usar na ZenneT? Como faço para mudar de provedor?
Nossa rede foi construida sobre o protocolo TDMA e não é compativel com outros modelos de rádio usados em outros provedores. Entre em contato com a ZenneT e solicite uma visita.

• Tenho um Modem de Banda Larga ADSL ou Velox , pode-se usá-lo para conectar a internet via rádio?
Não. Os equipamentos para conectar a internet via rádio são diferentes. Para conectar-se a Conecta é preciso de um equipamento especifico a este tecnologia.

• Tenho um Notebook com placa de rede sem fio embutida. Como faço para me conectar sem fio com a Conecta?
É necessário possuir um plano de internet banda larga ativado com a ZenneT e o cliente precisa de um roteador interno que faça o compartilhamento da internet num raio que pode variar de acordo com o equipamento do cliente.

• O que significa comodato?
Comodato é o mesmo que empréstimo e no caso do cliente ZenneT o equipamento necessário para a utilização do serviço de internet banda larga é cedido em regime de comodato. O equipamento fica sob a responsabilidade do cliente até o término do contrato, devendo este ser devolvido quando do cancelamento do plano. Caso o cliente cancele e não efetue a devolução será gerado uma nova cobrança no valor do equipamento. 

• É possível utilizar a internet em mais de um computador?
Sim, entretanto o cliente precisa de um roteador interno para que a conexão possa ser compartilhada em mais de uma máquina. Vale ressaltar que a conexão compartilhada implica também no compartilhamento da conexão entre as máquinas.

• O serviço interfere no sinal da TV ou do Rádio?
Não, o serviço oferecido pela ZenneT não interfere na recepção de TV nem de rádio, podendo assim o cliente trabalhar sem problemas de interferência.

Pagamento

• O meu boleto para pagamento não chegou, o que devo fazer?
O cliente Conecta conta com a opção de imprimir a segunda via do boleto pela Central do Assinante (http://sistema.zennet.com.br) – para acessar à Central é necessário através do CPF do titular do serviço. Também é possível ter acesso ao mesmo através de atendimento telefônico (21) 2648 2664 mediante a confirmação de dados do titular do contrato.

• Por que o meu boleto não chega a minha residência/empresa?
A ZenneT não faz entrega dos boletos na residência / Empresa do cliente, o mesmo fica disponível na web (http://sistema.zennet.com.br) ou na sede da Empresa sem custo.